Instituto Pensar - Primeira capital do Brasil, Salvador completa 473 anos

Primeira capital do Brasil, Salvador completa 473 anos

por: Igor Tarcízio 


Conhecida pela sua riqueza cultural e histórica, a metrópole é uma das mais antigas do continente americano e uma das primeiras cidades planejadas no mundo (Imagem: Reprodução/Internet)

Nesta terça-feira (29), a cidade de Salvador completa quase meio milênio de existência. Aos 473 anos, a capital baiana é uma das mais antigas do país e está entre as mais cobiçadas por turistas do Brasil e do mundo. Conhecida pela sua riqueza cultural e histórica, a metrópole é uma das mais antigas do continente americano e uma das primeiras cidades planejadas no mundo.

Com uma história que confunde-se em muitos momentos com a trajetória do Brasil, a primeira capital do país foi gerida por um dos maiores nomes da política brasileira e grande militante do Partido Socialista Brasileiro (PSB)Lídice da Mata. A socialista foi a primeira e única mulher à frente da prefeitura de Salvador.

Eleita em 1992 com o apoio de uma ampla coligação partidária, sua administração foi marcada por realizações voltadas para a área social. Apesar do grande cerco político, econômico e de comunicação comandado pelo grupo político que governava a Bahia na época, Lídice resistiu até o último dia do seu mandato.

Em um resgate, o Socialismo Criativo relembra o passado da capital baiana e sua história com o PSB.

Tão antiga quanto o Brasil

A história do Brasil teve início na Bahia. Salvador foi a primeira capital do país até o ano de 1763. Chamada na época de sua fundação por "São Salvador da Bahia de Todos os Santos?, a cidade passou a ser descoberta pelos colonizadores no ano de 1510, quando um navio francês naufragou em terras baianas, trazendo a bordo um dos mais importantes personagens históricos da colonização baiana, Diogo Álvares, conhecido como Caramuru.

Juntamente com a índia Paraguaçu, Caramuru desempenhou importante papel dentro da história da colonização da Bahia. Por volta de 1536, o rei de Portugal, D João III dividiu as terras brasileiras em Capitanias Hereditárias. Os donos das Capitanias eram chamados de donatários e Francisco Pereira Coutinho ganhou parte da território de Salvador, fundado na época como "Arraial do Pereira?. Coutinho teve o comando do Arraial, mais tarde batizada de "Vila Velha? até 1549 na ocasião da chegada de Tomé de Souza, o primeiro governador geral do Brasil.

Acompanhadas de Tomé de Souza, desembarcaram em Salvador seis embarcações com uma comitiva de aproximadamente 10 mil pessoas para fundar sob ordens do rei de Portugal, a cidade de "São Salvador?.

A cidade permaneceu capital e sede da administração colonial do país até o ano de 1763, quando a sede do império foi transferida para a cidade do Rio de Janeiro. Apesar da mudança da sede da Coroa, Salvador continuou a se destacar dentro do cenário de colonização do país e anos depois na fase de independência do Brasil, em 1822, a capital baiana protagonizou uma luta que se arrastou por mais de um ano, mesmo após o Brasil ficar independente de Portugal. Somente no dia 2 de julho de 1823, a Bahia pôde comemorar a independência brasileira.

Em 16 de novembro de 1889 foi proclamada a República na Bahia, pelo coronel Frederico Cristiano Buys.

De gestão Lídice até atualidade

Em sua administração, Lídice da Mata promoveu políticas sociais inovadoras e educativas, por meio de inúmeros projetos, destacando-se a Fundação Cidade Mãe, premiado nacional e internacionalmente e um dos mais bem sucedidos programas de assistência a crianças e jovens desenvolvidos na Bahia.

Leia também: PSB Bahia elege diretório estadual e debate a Autorreforma

Ainda como prefeita , realizou a participação de Salvador como signatária da carta de fundação do Centro Ibero Americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano (CIDEU), voltado para a prática de novas formas de realização do planejamento urbano das grandes cidades. Mapeou e apoiou os "sítios? históricos e devocionais, além de ter profissionalizado o famoso carnaval de Salvador, proporcionando um maior desenvolvimento econômico da cidade e do turismo no Estado da Bahia.

De lá para cá, a cidade tem se destacado por sua forte cultura, que se estende da música e das festividades até a gastronomia e a religiosidade. O prestígio de Salvador é internacional. A  cidade foi eleita em 2018 como o destino mais bonito do mundo pela Bloomberg e, em janeiro, o Instagram especializado "O Mundo e Capitais?, com mais de 242 mil seguidores, elegeu a cidade baiana como a capital litorânea mais bonita do Brasil.

Com mais de 2,8 milhões de habitantes, é o município mais populoso do nordeste e o terceiro do Brasil. Dentre as cidades latino-americanas é a nona, superada por São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires, Lima, Bogotá, Rio de Janeiro e Santiago. As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: